Página Principal

From The Crowdsourced Resource-Based Economy Knowledgebase
Jump to: navigation, search
This page is a translated version of a page Main Page and the translation is 97% complete.
Outdated translations are marked like this.

Google Translate: Español Française Italiano Italiano Portuguese Deutsch Russian Greek Hindi Other Japanese Chinese Others


Atualizações importantes:

2012/10/12: EBR 10K iniciado.

2012/09/01: Modelo Econômico Baseado em Recursos iniciado.

2012/01/12: Início do site e da Wiki.

Bem-vindo à Wiki MEBR, um website dedicado a coletar e compartilhar informações objetivas e empíricas sobre o Modelo Econômico Baseado em Recursos (MEBR), originalmente descrito por Jacque Fresco. É bem vindo o uso deste website por quaisquer movimentos, projetos e grupos de apoio que tenham o intuito de implementar o MEBR de alguma forma.

A Wiki MEBR é uma Enciclopédia online, livre, de edição colaborativa e originalmente proposta para a comunidade pelos ativistas do MZ de Sydney. Baseada a partir da experiência dos editores da Wikipedia (os Wikipedistas), que tem desenvolvido e aperfeiçoado um sistema que obteve o consenso geral em um grande número de temas, por meio de Crowdsourcing.

Esta base de conhecimento está escrita em Português. Iniciada em 2012, contém atualmente 114 artigos. Para mais informações sobre como contribuir e outros detalhes técnicos, visite RBEMWiki:About.

Contents

[edit] Missão

A missão desta Base de Conhecimento é a seguinte:

  • Definir claramente quais são os entendimentos comuns e pessoais da ideia de um Modelo Econômico Baseado em Recursos para os diversos grupos que ativamente o apoiam.
  • Fornecer um espaço comum para o armazenamento de informações relevantes sobre cada ativista e grupo de apoio, tais como estrutura, missão, links, códigos de conduta, contatos, etc.
  • Proporcionar um espaço para o material relacionado ao MEBR que ainda não é adequado para a própria Wikipedia.

[edit] Principais tópicos desta base de conhecimento

[edit] Perguntas frequentes

[edit] Por que não usar a Wikipedia para isso?

A Wikipedia se preocupa com o que é factual, exigindo um sistema muito rigoroso de referências dentro de um estilo acadêmico. Apesar desta ser uma ótima maneira de garantir a máxima qualidade para uma enciclopédia de colabotrativa, acaba se tornando inadequada para projetos como este.

Ao contrário da Wikipédia, esta base de conhecimento está preocupada com o desenvolvimento de um conjunto de ideias, avaliando propostas e discutindo meios de ação. Para mais informações veja o que a Wikipédia não é, especialmente sobre o conteúdo especulativo.

Quaisquer artigos nesta base de conhecimento que atinjam um nível de qualidade adequado para a Wikipedia (ou seja factuais, objetivos, neutros, bem-referenciados) podem, e devem, ser transferidos para a Wikipedia. Uma vez que esta base de conhecimento atinja um número considerável de artigos de alta qualidade, será possível uní-la à Rede MediaWiki Interwiki.

[edit] Como esta Wiki está relacionada ao Movimento Zeitgeist?

Este website foi concebido, e inicialmente registrado, como parte de um capítulo dentro do Movimento Zeitgeist (MZ), com o nome de TZMWiki. Seu propósito inicial era documentar informações sobre o MZ, especificamente, e os assuntos gerais do Modelo Econômico Baseado em Recursos. No entanto, quase não houve interesse do MZ global ou quaisquer outros capítulos em utilizar esta wiki, e este propósito inicial foi então substituído por aquele indicado na Missão.

[edit] Como esta Wiki está relacionada ao Projeto Venus?

Este website honra a Jacque Fresco que dedicou metade de sua vida para desenvolver e promover a sua ideia de uma Economia Baseada em Recursos. No entanto, esta wiki não se dedica à ideia específica de uma EBR do Projeto Venus, que se confunde com sua estratégia de implementação para a EBR em todo o mundo.

Os ativistas do PV são mais que bem-vindos a participar desta base de conhecimento, por exemplo, ajudando a definir e documentar os aspectos de uma EBR, ou usando-a para documentar algumas de suas próprias informações.

[edit] Como esta Wiki está relacionada ao Projeto EBR10K?

Tanto esta base de conhecimento quanto O Projeto EBR10K foram criados pelo mesmo ativista, Ziggy. Além disso, o planejamento do projeto EBR10K está baseado principalmente nesta wiki, para ser usado entre 2013 e o final de 2014.

[edit] Quem financia esse site?

Custa apenas $10 dólares por mês para funcionar, além de cerca de $10 dólares por ano para manter o domínio. Atualmente o custo é coberto por Ziggy.

[edit] Referências

Personal tools
Namespaces

Variants
Actions
Navigation
Toolbox
In other languages
Share